Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de abril de 2010

RESPOSTAS ÀS CRÍTICAS


o Video "Provando que a Biblia é Repulsiva" gerou muitas críticas. Aos que tiverem problemas como internet discada, conexão lenta, etc, farei um breve resumo sobre o que diz o video.

Muitas críticas foram simplesmente baseadas em agressões pessoas ao autor ou críticas sem sentido, como por exemplo chegar ao ponto de entrar no assunto "existência de deus". Como eu havia dito na primeira postagem do blog, em momento algum o vídeo questiona a existência de deus, ele apenas condena a bíblia. Mas entre as críticas construtivas, a maioria gira em torno de 4:
  • Frases fora de contexto
  • Levar em conta contexto histórico
  • O Antigo Testamento só vale até Jesus
  • Interpretação errada dos trechos da biblia
Vamos analisar por partes.
  • 1 - Todas as passagens foram retiradas da própria bíblia, portanto nada estava fora de contexto. Uma frase fora de contexto é uma frase que foge ao assunto ou que nega a própria idéia inicial.
  • 2 - Podemos pensar que na época de Moisés, por ser uma época primitiva, eram comuns atos como machismo, escravidão, etc. No entanto, as passagens bíblicas estão sendo utilizadas até hoje para justificar o ódio contra homossexuais. Além disso, se a bíblia é destinada a um povo primitivo, então ela deveria ser um guia histórico, e não um guia moral, o que reforça a mensagem: Um livro tão repulsivo não tem espaço em nossa sociedade.
  • 3 - o antigo testamento só vale até jesus. Mas então me respondam: o que Jesus quis dizer com: "Não pensem que vim revogar a lei, mas para cumpri-la.." (Mateus 5:17-18)? Das duas, uma, ou a lei continua valendo, ou Jesus não disse nada disso. Fora isso, sejamos um pouco críticos, qualquer lei que passa por alterações, passam exclusivamente por 2 motivos: Interesses sobre a nova lei ou Melhoras sobre a lei antiga. Em caso de Interesses, Jesus estaria se mostrando extremamente oportunista, em casos de Melhoras, isso só prova de que as leis divinas não eram perfeitas, afinal, se é perfeita, pra que mudar?
  • 4 - Pessoas sem estudo aprofundado sobre exegese e hermenêutica (ciências que trabalham na interpretação de textos antigos) podem muito bem ter a interpretação errada dos trechos da bíblia, no entanto o que torna agradável a frase "seus filhos serão traçados ao fio da espada"? se falta exegese e hermenêutica, então porque continuam utilizando os trechos da bíblia para justificar ódio contra homossexuais? e quando pergunta-se isso sempre acaba voltando nas questões sobre contexto histórico e antigo testamento. Por muitos anos as passagens bíblicas tem sido usadas para justificar ódio e genocídios, como as épocas da inquisição, escravidão, nazismo... então é muito fácil dizer que faltou interpretação quando utilizamos as passagens da bíblia para criticá-la. O que separa o religioso moderado do radical é exatamente a interpretação e por esse e outros motivos falei que esse vídeo não é voltado exclusivamente a ateus, mas também a religiosos moderados.
Um livro que suma importância, a ponto das pessoas jurarem sobre ele perante a um tribunal, não deveria ser tão repulsivo, MAS É! Cuidado com o que lêem, e o mais importante, cuidado com o que interpretam.

2 comentários: