Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de julho de 2011

LULA DIZ QUE RICOS VIVEM O CÉU NA TERRA

“[...] um cara que levanta de manhã todo o dia, come do bom e do melhor, viaja para onde quer, janta do bom e do melhor, passeia, esse já está no céu. Agora o coitado que levanta de manhã, de sol a sol, no cabo de uma enxada, não tem uma maquininha para trabalhar, tem que cavar cada covinha, colocar lá e pisar com pé, depois não tem água para irrigar, quando ele colhe não tem preço. Esse vai pro inferno.”, disse Lula, dia 21/07/2011 no lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar da Bahia.

“É bobagem, essa coisa que inventaram que os pobres vão ganhar o reino dos céus. Nós queremos o reino agora, aqui na Terra. Para nós inventaram um slogan que tudo tá no futuro. É mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha do que um rico ir para o céu. O rico já está no céu, aqui”.


Poderia terminar com uma citação da música dos Engenheiros: "O céu é só uma promessa..."

O ex-presidente disse uma grande verdade, e, por isso, desagradou evangélicos, que, em geral, não costumam refletir muito nesse âmbito, apenas seguem o que diz à sua própria interpretação do livro doutrinário, ou à interpretação de seu pastor.

ATEU POETA

3 comentários:

  1. Olá, muita paz!

    Me permitam que eu emita uma opinião de um humilde aprendiz sobre o assunto abordado por nosso ex-presidente.

    Eu creio em vida após a morte e creio que nossas alegrias (entendidas por uns como "céu") ou tristezas ("inferno") estão condicionadas a leis de ação e reação (parecidas com as do mundo físico).

    Estas leis determinam que as alegrias ou tristezas estão condicionadas a 4 coisas:

    1) O bem que fazemos (a nós e a nosso próximo)
    2) O bem que deixamos de fazer (idem)
    3) O mal que fazemos (idem)
    4) O mal que deixamos de fazer (idem)

    Sendo assim, não é a pobreza ou riqueza que temos na Terra que vai determinar nosso "céu" ou "inferno" nesta e na outra vida, mas nossos pensamentos, ações e omissões que cultivamos.

    Mais 2 coisas antes dos que pensam diferente atirarem alguma pedra:

    1) Este assunto deve ser discutido com mais profundidade. Eu o abordei de forma muito simples;

    2) Respeito muito pessoas que não pensam como eu. Tenho grandes amigos materialistas, ateus,agnósticos e que possuem opiniões bem diferentes sobre os critérios de "ir para o céu ou inferno". Também são aprendizes como eu.

    É isso. Paz a todos.

    ResponderExcluir
  2. recomendo ler algo como "o erro de Descartes" (Damásio) "Por que Freud errou" (Richard Webster)

    ResponderExcluir
  3. Achei muito bom isso o que o lula falou !!
    Muito fato

    ResponderExcluir